Mail enviado aos funcionários afectados

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Mail enviado aos funcionários afectados

Mensagem por Admin em Qua Mar 20, 2013 1:08 pm

Boa tarde
Hoje recebemos por email uma noticia e mais uma vez fomos afectados, está na altura de nos unirmos e fazermos alguma coisa para que a nossa situação seja de vez resolvida.
Somos cerca de 600 pessoas afectadas não temos de comer e calar, porque também temos direitos. Por isso proponho que no próximo dia 13 de Maio, GREVE GERAL em que haja uma paralisação total de todos os funcionários da ENB a prestar funções na ANPC.
É importante falar a uma só voz, para não andar cada um por si, apenas juntos conseguiremos ultrapassar mais esta barreira.
Para aqueles que acham que a greve não é um direito de todos http://www.cgtp.pt/direito-a-greve-faq, aqui explica que todos temos direito de defender os nossos direitos.
“P – Quem tem direito a fazer greve?
R – O direito à greve, consagrado na Constituição da República Portuguesa, é um direito de todos os trabalhadores, independentemente da natureza do vínculo laboral que detenham, do sector de actividade a que pertençam e do facto de serem ou não sindicalizados.”
Sei que ficar um dia sem receber ordenado custa, mas os três primeiros meses de vencimento deste ano são para devolver na totalidade… pensem nisso…

Foi criado um fórum de discussão em que todos podemos partilhar ideias de luta de forma identificada ou anónima, tentamos chegar a todos, mas é complicado por isso peço que façam passar esta mensagem a todos os afectados.
http://funcionariosenb.forumeiros.eu/

Admin
Admin

http://funcionariosenb.forumeiros.eu

Re: Mail enviado aos funcionários afectados

Mensagem por Indignad em Qua Mar 20, 2013 2:21 pm

Acho que para fazer greve é preciso uma comissão de trabalhadores

Artigo 530 do Codigo do trabalho

Indignad
Convidado

Eu sou a favor da comissão de trabalhadores

Mensagem por Nuno Vie em Qua Mar 20, 2013 2:26 pm

Até hoje nunca tivemos ninguém que defendessem os nossos interesses. Sobre a greve contem comigo.

Nuno Vieira

Nuno Vie
Convidado

Mensagem por Admin em Qua Mar 20, 2013 2:30 pm

Deveriamos combinar aqui a criação de uma comissão de trabalhadores, para ela, poder defender os nossos direitos e iniciar conversações de maneira a resolver esta trapalhada

Striker

Admin
Admin

Mensagem por PedroMAR em Qua Mar 20, 2013 2:57 pm

OPTEL's
Então e o resto? Há quanto tempo é que não temos aumento de ordenado? Quando passamos para a ENB disseram que ficávamos com todas a regalias que tínhamos nas AHB e até à data nada.

Greve, tudo bem. Então e não temos de assegurar os serviços mínimos? affraid
Vamos é subcarregar os outros que vão ter de assegurar os serviços mínimos. Uma boa aposta para a greve seria na fase mais crítica...

PedroMAR

PedroMar

Mensagem por fire em Qua Mar 20, 2013 3:07 pm

Concordo!!!!

A questão é que temos de começar por algum lado, a ideia seria constituir uma comissão de trabalhadores que nos pudessem defender destas alterações todas e fazernos representar por um bom advogado que ponha os pontos nos I´s

fire
Convidado

Pois é...

Mensagem por Braga em Qua Mar 20, 2013 5:14 pm

Isto é só o principio de muito que deve estar para vir.
Durante muito tempo lutei pela união e aquilo que ouvia era "sei lá" "isso é ir contra o CODIS" "não vale a pena" e muito mais.
Cuidado com a união, já que muitos ao primeiro abanão vão desistir.

Braga
Convidado

Mensagem por funcENB em Qua Mar 20, 2013 6:14 pm

Podemos agradecer ao Dr. Gamito que foi ele que sempre disse que os cortes não se aplicavam a nós, agora que ele já lá não está, quem vai pagar somos nós. era a ele que devia ser pedido o dinheiro, muita gente o avisou e ele sempre afirmou que ele é que sabia, sabia merda....

funcENB

Mensagem por Paula Rosa em Qua Mar 20, 2013 6:49 pm

Ora bem...Em promessas nunca acreditei, feitas por políticos então muito menos. A minha dúvida agora é: quem disse que os cortes não se aplicavam a nós OPTEL e FEB? Quem nos fez acreditar nisso? Quem nos induziu em erro? Essa pessoa, ou pessoas, que assuma(m) o erro , que venha(m) à praça pública assumir a situação e que peça agora ao sr.Ministro que releve o "erro" porque nós não temos a culpa do que está a acontecer. Que nós tenhamos de sofrer os cortes como os outros até "aceito" (mais ou menos...mas isso é outra história), agora ter que pagar pelo erro de outro? Não poder dar o bem-estar básico de vida às minhas filhas por causa da ausência de bom-senso de alguém alheio à realidade de pessoas que são peças essenciais no funcionamento do país? Sujeitar-me a um "plano de pagamentos" que me vai reduzir ainda mais o ordenado porque não houve responsabilidade por parte de quem a deveria ter tido? Não basta já ter a sensação de não ser nem funcionário público nem coisa nenhuma, apesar de servir o meu país, senão agora isto?

Paula Rosa

Mensagem por Salop em Qua Mar 20, 2013 8:16 pm

Vamos a isso,
Se a consideração a que temos direito é um email 8 dias antes do fim do mês, a dizer que tenho de explicar aos meus filhos que podem não ter que comer este mês

GREVE COM ELES
Boa Vontade e acreditar em mentiras demos nós nos últimos 15 anos.

Salop
Convidado

Mensagem por PR_Sant em Qua Mar 20, 2013 8:30 pm

Caso eles avancem realmente com o plano de pagamentos para a restituição dos subsídios, então também vão ter que restituir a diferença da taxa de IRS que era aplicada à função pública, bem como a diferença de 40 horas para 35 horas!

PR_Sant

Mensagem por Viseu em Qua Mar 20, 2013 8:42 pm

Aqui diz-se sim à greve.

Viseu
Convidado

unidos jamais seremos vencidos!!!!

Mensagem por almeirim em Qua Mar 20, 2013 9:06 pm

Ribatejo PRESENTE!!!!

almeirim
Convidado

Mensagem por Margarig em Qua Mar 20, 2013 9:22 pm

Boa noite.

Para já o mais importante é conseguirmos reunir o maior número de funcionários da escola, afectados por esta medida, para podermos pedir um parecer a um advogado e podermos entregar na nossa entidade patronal (ENB), que nos vão ter que dar uma resposta da legalidade desta medida.

Margarig
Convidado

Mensagem por Admin em Qua Mar 20, 2013 9:30 pm

Olá Margarig,

Existe já um excelente advogado e com muita experiência na área que alguns colegas já contactaram, assim que saiba alguma coisa a respeito publico aqui

Admin
Admin

Mensagem por funcENB em Qua Mar 20, 2013 9:31 pm

já existe alguem que está a tratar do assunto desde janeiro aquando da outra informação sobre os cortes acima dos 1500€. se nos juntarmos a essa pessoa, uma vez que a mesma tambem já está com este nosso problema em mãos, será mais facil para todos os 600 e tal funcionarios da enb. falem com os vossos chefes de sala, eles já foram contactados para nos juntarmos a esse grupo. será preferivel que uma unica pessoa avance com um processo conjunto do que andarmos aqui com varios processos. e de certeza que terá um custo minimo dividindo por todos. isto é um problema de todos e não de 2 ou 3 e todos somos partes interessadas, portanto vamos-nos unir.

funcENB

Mensagem por RM em Qua Mar 20, 2013 10:14 pm

Caros,

Um pouco de pressão e pedido de esclarecimentos, diretamente á ENB visto que são os nossos patrões.

Que tipo de instituição é a ENB? Supostamente privada de interesse público...

Qual o nosso vinculo laboral?

Qual o protocolo que a ENB fala na sua circular divulgada em Janeiro, visto que não tivemos conhecimento do mesmo e que deveria fazer parte integrante dos nossos contratos de trabalho e anexo ao mesmo?

Qual o modelo de cedência de trabalhadores da ENB á ANPC, visto que a cedência de trabalhadores não pode ser efetuada de modo permanente, hevendo um tempo de limite máximo, e que uma empresa tem que estar devidamente registada para o efeito.

Qual a razão de incumprimento da clausula de contrato sobre a integração no Centro de Recursos, em que teriam 90 dias para a integração, tendo sido o mesmo constituido com Direcção e um funcionário?

Estas questões são solicitadas pelos advogados para poderem compreender melhor a situação.

Se cada um colocar estas questões á ENB, iremos começar a exercer alguma pressão sobre os mesmos, e certamente começaremos a ter algumas respostas.

Atenção ainda que, havendo restituição de valores, as declarações de IRS dos respetivos anos terão que ser alteradas. Uma alteração ao IRS tem o seu tempo limite. Após esse tempo teremos que pagar uma taxa, julgo que acima dos 50€. Se na circular de Janeiro da ENB, os mesmos informam que a ordem para pagamento foi da ANPC, e sendo que as declarações de IRS terão que ser alteradas, quem vai pagar essas taxas???

RM

Mensagem por Admin em Qua Mar 20, 2013 10:19 pm

Caro RM

Estas questões já o Advogado constituído por alguns dos nossos colegas as pós.

Creio que uma das primeiras coisas que fará, será solicitar esclarecimentos sobre as mesmas à ENB

Admin
Admin

Mensagem por Jose Mendes em Qua Mar 20, 2013 10:56 pm

Boas noites
Como se costuma dizer "eu estou cá".... portanto temos que nos juntar todos num só e que não haja ninguém que fique a aguardar resultados para depois dizer "eu sempre dei o meu apoio" ou "eu bem dizia para terem cuidado".
deixemos-nos de hipocrisias e há que avançar com um pé à frente

Jose Mendes

Mensagem por RM em Qua Mar 20, 2013 11:13 pm

Admin. Sei que essas questões irão ser colocadas, mas após o advogado possuir em seu poder uma procuração de representação senão nada pode fazer. A diferença está em existir um pedido de esclarecimentos ou serem feitos muitos pedidos de eslarecimentos.

Do mesmo modo solicitei á ENB um pedido de esclarecimentos sobre o pagamento das horas estraordinárias referentes ao ano de 2012 e pagas em 2013.

Diz a lei que as taxas não podem ter efeitos retroativos, ou seja, quem recebeu este ano horas referentes a 2012, não pode ser aplicado sobre as mesmas a sobre taxa e nova taxa de IRS que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2013.

Julgo que se todos colocarem as questões diretamente á ENB vão abanar alguma coisa.

Se quiserem abanar ainda mais, toda a retribuição paga deverá ser especifica no recibo de vencimento, assim como o periodo a que se refere (lei 7/2009). A ENB paga horas e ajudas mas no recibo nunca refere a que periodo refletem não permitindo aos seus colaboradores "controlar"o que recebem. A falta desta indicação é punivel na mesma lei e se denunciada ás autoridades competentes terá os seus resultados. Não podem justificar que a aplicação informática não dá. Por estas e por outras temos elementos que recebem informação que vão receber quase 1500€ de horas. É que sem o registo devido não tinham noção que já havia pagamento em atraso á um ano.

RM

Mensagem por jotap em Qua Mar 20, 2013 11:38 pm

Caros colegas, acho muito bem que tenhamos que pagar o referido dinheiro desde que estejam reunidas certas condições fundamentais. Tais como:

Passar de 40 a 35 horas semanais. (Receber as 5 horas semanais que fizemos extra com retoativos e juros a taxa legal desde 2009 data do contrato)
Receber todos as tolerancias de ponto que perdemos tambem sujeitas a taxa legar de juros.
Receber em forma de retoativos os dias de ferias não gozados em função das tabelas de ferias da FP.
E FUNDAMENTALMENTE atualização do nosso vencimento que se encontra congelado desde 2002 com efeitos retoativos nos ultimos 5 anos e juros a taxa legal como configura na lei.

Posto isto, quero ver que valor nos vão apresentar para pagar apos contas feitas e visto o balurdio que nos devem... Bem me parece que iremos receber....

jotap
Convidado

Mensagem por Maria Artiaga em Qui Mar 21, 2013 12:32 am

Meus caros colegas, acho que estamos a começar pelo telhado....
Primeiro temos que ir saber a um jurista que saiba de lei do trabalho e lei de administração, se o que nos estão a fazer é legal ou não...
Eu já me informei por alto e sei que o que estão a fazer é uma ilegalidade, para tal eles têm que aplicar a todos os funcionários da ENB e nao apenas a aqueles que prestam funções na ANPC...

Concordo plenamente que se crie uma comissão de trabalhadores... e estou do lado de quem queira lutar dignamente...

Maria Artiaga

Mensagem por Jose Mendes em Qui Mar 21, 2013 5:46 pm

Já estão todos inteirados do teor da video-conferência ocorrida entre o director de recursos humanos da PC e os comandos dos CDOS ????
E que tem a DGO a ver connosco ??

Jose Mendes

Mensagem por funcENB em Qui Mar 21, 2013 6:06 pm

aquilo que foi dito pelo diretor nacional, é que isto não devia ter acontecido, ou seja, os cortes deviam ter sido aplicados logo quando saiu o orçamento de 2011, mas alguem não cumpriu com a lei. Agora coloca-se outra questão, se nós somos abranjidos por esta norma, então devemos exijir as regalias inerentes ao estatuto de funcionario publico desde outubro de 2009. a começar pelas horas semanais de trabalho de 40 para 35, têm que nos pagar as 5horas a mais, a diferença nos escalões de irs, uma vez que há escalões diferentes para o privado e para o publico, os dias de ferias do publico, tolerancias, etc. e mais importante, de certeza que há elementos que viram os abonos ser cortados, declarações de irs que deviam ter outros valores, segurança social, etc. isto implica muita coisa, e bem feitas as contas, não somos nós que devemos, mas sim eles que nos devem a nós. por isso acho cada vez mais, que nos devemos juntar todos num só, e irmos para a frente com o processo, temos tudo a ganhar. Já aqui no forum foi publicado o email para onde devem enviar a vossa concordancia em fazer parte, não se atrasem, tempo é dinheiro, e nós não temos nem uma coisa nem outra.

funcENB

Mensagem por RM em Qui Mar 21, 2013 6:21 pm

Essa escapou-me. Estou concordante mas onde está esse endereço de mail?

RM

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: